A 11 de Abril de 1949 nasceu a UNIÃO DAS COOPERATIVAS DE PRODUTORES DE LEITE DO NORTE LITORAL (atual AGROS).

Foram suas fundadoras as seguintes cooperativas:

  • Cooperativa Agrícola de Laticínios da Ribeira do Neiva, SCARL
  • Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho de Póvoa de Varzim, SCARL
  • Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho de Vila do Conde, SCARL

Numa altura em que o setor leiteiro era dominado pelos industriais de laticínios, a Agros surgiu com a missão de coordenar, representar e industrializar o leite recolhido dos produtores das cooperativas agrupadas, tendo para isso adquirido uma unidade fabril – A LACTICÍNIA DO AVE, Limitada, com sede em Portas Fronhas, Vila do Conde.

Nos anos seguintes, outras cooperativas foram aderindo à UNIÃO, inclusive de Trás os Montes, tornado o grupo cada vez mais forte e coeso.

Em finais de 1995, para potenciar o leite recolhido e para ganhar escala num mercado cada vez mais competitivo, dada a liberalização do mercado do leite na União europeia, a AGROS, U.C.R.L. – na altura a maior empresa láctea nacional, a Lacticoop, U.C.R.L. e a Proleite, C.R.L., em conjunto, criaram a LACTOGAL, Produtos Alimentares, SA. Assim, as atividades e estruturas de transformação industrial e de distribuição/comercialização destas três Organizações passaram a ser um ativo da Lactogal, Produtos Alimentares, S.A..

O leite produzido pelos produtores associados da Cooperativa Agrícola de Barcelos é recolhido pela Agros, sendo a tranformação e comercialização da responsabilidade da Lactogal.

Participação da cooperativa no total de leite recolhido pela AGROS em 2014 (em %)

Representação na Produção Nacional de Leite de Vaca

http://www.agribar.pt/wp-content/uploads/2015/07/agribar-02.jpg